sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

13 de Fevereiro de 1993





Faz hoje 16 anos que ingressei nas Tropas Paraquedistas! O tempo voa…

Parabéns a todos os que comigo, neste dia passaram a fazer parte desta grande família que são os Boinas Verdes de Portugal.

Catatuas! Meu Deus...

Nesse Dia ainda não sabia o que significado e sabor que tem a nossa sagrada “Boina Verde” nem o que teria de passar para me ver com ela na cabeça...

Dias, em que me apeteceu desistir… em que tudo me doía, até a alma!Tudo isto para ganhar uma boina pensava eu… momentos de incerteza, de medos, acabando por se tornar uma obsessão consegui-la, eu não era nem mais nem menos que todos os que ao meu lado formavam com o mesmo objectivo! Tinha de conseguir por mim, lutando contra mim.

Hoje não tenho duvidas que foram dos melhor momentos da minha vida, sinto e sentirei orgulho até ao fim dos meus dias, de ter sido Pára-quedista… por ter sido especial.

Mas o melhor mesmo, são as amizades… pessoas maravilhosas, uma família! Sem vocês também não teria conseguido; obrigado por cada momento, pela força nas horas mais difíceis, sempre naquele espírito da camaradagem.

Nos quase 10 anos que permaneci nessa família, ri, chorei, tive momentos de fraqueza, paixões, desilusões, ciúmes, discussões, recomecei do zero várias vezes, mas houve momentos de glória também…, tudo valeu a pena, tudo foi sem duvida muito importante.

Não preciso dizer nomes, a amizade verdadeira é para sempre! São aquelas pessoas que sabem como me sinto só pela expressão do meu rosto!
Obrigado por me aturarem.

Que nunca por vencidos se conheçam!








2 comentários:

navajo disse...

Eh eh que pitinha!!!
BEIJOCA GRANDEEEEEEEEEEEE

Bonazio disse...

Olá Aida... tenho um pequeno reparo a fazer, apesar de ser um pouco mais checa que tu...lol...
Quando alguém como nós que sofreu para conquistar a Boina Verde (ajudando-nos mutuamente..."camaradagem"), e sentimos ainda depois de termos saído da vida militar, passados tantos anos, e acharmos que realmente foi uma das passagens mais importantes da nossa vida ao ponto,(e agora falo por mim)de descobrir quem realmente somos e o que somos capazes de atingir... então não podemos dizer que "fui Paraquedista, e que fomos especiais, por mais que já não pertençamos á familia activa, somos sempre paraquedistas especiais desde que se sinta pela familia da mesma maneira que há 10, 20, 30 ou 40 anos atrás.
Se assim não fosse, seriamos uns simples mortais que por terem capacidades diferentes dos demais que não conseguiram, atingimos o objectivo de conseguir saltar de um avião, e que hoje já não o fazemos porque achamos que só la estivemos para cumprir 16 meses... (não é o meu nem o teu caso concerteza), mas há muito boa gente que se esqueceu que ser Paraquedista Militar, não é só saltar de paraquedas. Na sua essência mais basica (isto para mim e penso que para grande parte de todos nós)ser Paraquedista Português é para alem de tudo o resto, ter a capacidade de sermos unidos ao ponto de nos defendermos contra quem se opõe a nossa familia em qualquer situação, (foi para mim das lições de vida mais importantes), fez-me lembrar na altura tudo aquilo que o meu pai me ensinou em relação a proteger os que amo... e que achei dificil incutir tais principios a pessoas que não se conheciam e que ali estavam para cumprir um dever para com o pais, apesar de terem sido voluntarios... depressa aprendi na recruta e no curso que estava enganado, e que todo o sofrimento causado pelos graduados tinha uma finalidade... criar um grupo de gente com caracter, ai sim havia distinções entre gente com caracter e os chamados "bostas da companhia"...lol... revelando assim o que de bom e mau existe em cada um de nós, e deixando a descoberto com quem podemos realmente contar... tal como tu e tantos outros de nós, mantenho uma ligação quase de sangue com muitos dos meus irmãos paraquedistas, a quem considero e que me consideram especial... porque da mesma maneira que deram a pele por mim, tambem eu dei a pele por muitos deles... e isto não se perde nunca...
Fomos, Somos, e Continuaremos a ser Paraquedistas desde que não deixemos morrer este sentimento, e que temos a obrigação de passar a actual familia activa, para que não se perca a mistica, que pelo que vi no último dia da unidade, já teve melhores dias... desculpa o discurso mas quando começo a falar de tudo isto... perco-me no tempo e no espaço...lol...
"QUE NUNCA POR VENCIDOS SE CONHEÇAM"